A Escola de Andebol Os Melros é um mecanismo de promoção cultural e desportiva dinamizado por Os Melros – Associação Cultural, Social, Recreativa e Desportiva de Germil, desde 1997, ano em que foi delegada a sua responsabilidade à Associação.
Além de forma de ocupação dos tempos livres, visa incentivar a prática desportiva, no sentido de incutir hábitos de vida saudável, procurando incrementar entre os mais jovens o gosto pela modalidade.
Na presente época desportiva (2018/2019), tem como público-alvo crianças e jovens com idades compreendidas entre os 06 e os 17 anos, cujas inscrições são efetuadas pela coordenadora pedagógica do projeto. Os treinos semanais decorrem às terças das 17:30h às 19:00h, e sextas-feiras das 17:30h às 20:00h, no Pavilhão Municipal de Penalva do Castelo.
Tendo em conta as condicionantes que lhes são inerentes, dinamiza atualmente três escalões, Infantis Masculinos, Iniciados Masculinos e Juvenis Masculinos respetivamente, aspirando, porém, assegurar condições que permitam dar continuidade ao percurso desportivo dos atletas inscritos, bem como manter os escalões inferiores (Minis e Bambis), considerados a base.
A presente época arrancou com a participação do escalão de Iniciados Masculinos no II Torneio Cidade de Viseu’Andebol, assegurando um 7.º lugar na classificação, onde se confrontou com o Sporting Clube de Portugal, o Boavista FC, o ISMAI, o Batalha Andebol Clube e o ADEF C Carregal do Sal.
A prestação do referido escalão evidenciou-se na época anterior não só pela sua participação no Torneio Internacional de Andebol – Andebolmania, em São João da Madeira, mas também e, sobretudo, pelo seu desempenho, que garantiu o apuramento ao Campeonato Nacional de Iniciados Masculinos. Nesta fase defrontou equipas como o AA Avanca, o AD Sanjoanense A, o Alavarium AC e os já conhecidos Académico de Viseu FC e AD Academia Andebol SPS.
De referir que ainda na época passada, dois dos atletas do mesmo escalão foram convocados para a Seleção Regional de Viseu, Hugo Almeida Macário e José Pedro Gonçalves Freitas respetivamente, para orgulho e regozijo de todos os elementos da Escola de Andebol Os Melros.
De momento, decorrem já os campeonatos regionais de Infantis, Iniciados e Juvenis Masculinos, mantendo os jovens atletas em pleno dinamismo.