Actividades Sociais

  • apoioO Serviço de Apoio Domiciliário foi a primeira resposta social da Instituição face ao crescente envelhecimento populacional da freguesia de Germil e, posteriormente, freguesia limítrofes.
    Foi implementado em 2000, após a celebração dos Acordos de Cooperação com o Centro Regional da Segurança Social de Viseu, inicialmente efectuados para 15 utentes, visando promover a saúde e o bem-estar da população mediante a prestação de serviços de apoio social e cuidados de saúde.
    Consiste em levar ao utente, no seu meio habitual de vida, um conjunto de serviços, entre os quais o serviço de refeições, cuidados de higiene pessoal e habitacional, tratamento de roupa e acompanhamento médico e de enfermagem.
    Actualmente, funciona de forma integrada e com recurso a serviços comuns com outras valências desenvolvidas pela Instituição, servindo cerca de 30 utentes, entre idosos e pessoas carenciadas.
  • DSCF4769A valência de Centro de Dia foi criada em 2005, com a celebração dos Acordos de Cooperação com o Centro Regional da Segurança Social de Viseu, complementando o Serviço de Apoio Domiciliário.
    Adveio da necessidade de combater e evitar o isolamento e fomentar a suas relações interpessoais. Consiste no acolhimento diário dos utentes nas infra-estruturas da Instituição, disponibilizando-lhes um conjunto de serviços como refeições, tratamento de roupa, cuidados de higiene pessoal e habitacional, convívio e ocupação, acompanhamento médico e de enfermagem, acompanhamento ao exterior e acolhimento temporário.
    A valência de Centro de Dia serve, actualmente, cerca de 15 utentes e o seu funcionamento opera-se de forma integrada com o Serviço de Apoio Domiciliário e com a valência de Lar de Idosos.
     
  • DSCF4741No contexto de uma população cada vez mais envelhecida e a necessitar de apoio e acompanhamentos permanentes, surgiu o projecto da construção de um lar de idosos, mediante uma candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).
    Após a aprovação da candidatura, a estrutura residencial tomou forma e foi inaugurada em 2009, marcando o início do funcionamento da valência de Lar de Idosos. Esta resposta procura desenvolver actividades de apoio social a pessoas idosas, visando a promoção da sua autonomia e a prevenção de situações de dependência ou o seu agravamento.
    Coloca ao dispor dos utentes os serviços de estadia/ alojamento, alimentação, cuidados de higiene pessoal, tratamento de roupa pessoal e de cama, vigilância de 24 horas por dia, acompanhamento ao exterior, acompanhamento médico e de enfermagem, apoio psico-social, animação, ocupação e lazer. Funciona de forma integrada com as outras valências da Instituição e tem capacidade para 30 utentes, com um âmbito de acção cada vez mais abrangente.
  • DSCF1795No âmbito da Nova Valência Social – Ginásio de Reabilitação Física Especializada, projecto este apoiado pelo Programa do Desenvolvimento Rural 2007-2013, inaugura-se em Dezembro de 2013 o novo Ginásio de Reabilitação d’Os Melros.
     
     
     
     
     
     
     

 

Actividades Culturais e Desportivas

  • OLYMPUS DIGITAL CAMERAVisando a promoção de actividades culturais, recreativas e desportivas dos seus associados, foi criada em 1998 a Escola de Música, que promove e colabora em vários eventos culturais e recreativos realizados na freguesia de Germil e outras localidades do distrito de Viseu.
    Desenvolve a sua actividade na sede da Associação e tem contado, ao longo da sua existência, com alunos de várias faixas etárias, provenientes das várias freguesias do concelho de Penalva do Castelo, bem como do concelho de Mangualde.
    Constitui-se como um mecanismo de promoção cultural, que não tem fins lucrativos, portanto acessível a todas as pessoas interessadas, disponibilizando formação musical em vários instrumentos e contribuindo, assim, de forma relevante para a formação artística da comunidade.
     
     
  • andebol2No âmbito do desporto, o andebol constitui a modalidade de eleição e principal actividade desde 1997, data da criação da Escola de Andebol.
    Com funcionamento no Pavilhão Municipal de Penalva do Castelo em colaboração com a sede da Instituição, integra crianças e jovens de todo o município e promove a sua preparação e participação nos mais variados eventos desportivos, dentro e fora do concelho.
     
     
     
     
     
  • veraoO ATL de Verão Melros consiste num programa de ocupação de tempos livres, no período de férias escolares do verão, disponibilizando aos participantes um leque de atividades lúdico-pedagógicas, recreativas e desportivas.
    Objetivos:
    – Criação de um serviço de apoio e vertente de retaguarda familiar das crianças;
    – Desenvolvimento de atividades que promovam a inclusão e a integração social das crianças e que contribuam para a socialização, responsabilização, autonomia, valorização pessoal e reforço da autoestima;
    – O projeto destina-se a todas as crianças interessados, com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos;
    – As atividades estão planificadas para o período de 01 a 29 Agosto de 2014, de segunda à sexta-feira, entre as 09:00h e as 18:00h.