No domingo 12 outubro de 2014, no Largo de Sto. Ildefonso em Esmolfe, teve lugar a I Feira das Atividades Económicas do Concelho, integrada na XIX Feira da Maçã Bravo de Esmolfe.
Foram tidas algumas reuniões na Câmara Municipal de Penalva do Castelo, nas quais estiveram presentes os responsáveis pela organização dos eventos, por forma a delinear linhas orientadoras, definir a incumbência de ambas as partes no que respeita às entidades / empresas a convidar, e organização do espaço.
Coube ao CLDS+ convidar a participar diversas empresas do concelho (serralharias, carpintarias, queijarias, empresas de transformação de produtos alimentares) pastelarias, artesãos do concelho e Instituições Particulares de Solidariedade Social. No total, foram dirigidos pelo CLDS+ trinta e um convites, sendo que dos convidados apenas quatro não estiveram presentes na feira.
Claro que o cerne do evento foi sem dúvida a divulgação e promoção de um produto endógeno por excelência do concelho – a Maçã Bravo de Esmolfe. Contudo, a equipa do CLDS+ achou por bem, até porque ao estar-se a promover um produto local é também de economia que se trata, aliar a uma já existente a I Feira das Atividades Económicas do Concelho, com o propósito claro de dar também oportunidade a outros, que contribuem igualmente, de uma ou de outra forma, para movimentar a economia local, de mostrar o que de melhor têm a oferecer e os serviços que prestam em prol do desenvolvimento do concelho
Aproveitou-se ainda a oportunidade para na banca destinada ao CLDS+ se exporem alguns dos trabalhos realizados pelos beneficiários da atividade Integrar +, bem como reiterar a divulgação do Programa por meio de flyers e cartazes.