Entre os dias 21 e 25 de agosto, decorreram as Festas do Concelho de Penalva do Castelo, nas quais marcaram presença vários artistas e Dj’s de renome nacional e local e que atraíram a Penalva uma imensidão de público.

Este ano, a convite do Município, a exploração das festividades ficou a cargo de Os Melros – Associação Cultural, Social, Recreativa e Desportiva de Germil. Tendo em conta o número de dias de festa e toda a logística e organização de recursos humanos e físicos que um evento desta natureza comporta, foi um desafio que Os Melros decidiram aceitar com compromisso, muito trabalho e qualidade, premissas que são, aliás, apanágio desta Associação sem fins lucrativos.

Mais uma vez, Os Melros mostraram ser uma organização capaz de mobilizar a comunidade em prol de  uma causa e do desenvolvimento local, especificamente da Freguesia de Germil, uma vez que conseguiram reunir 120 voluntários para as várias funções exigidas no evento. Com o enorme apoio destas pessoas, a quem o Presidente da Direção, Sr. José Manuel Costa Lopes, e restantes elementos, está verdadeiramente agradecido, Os Melros conseguiram angariar 81 mil euros

Este valor vai ser todo ele investido na obra que está em curso e da qual nascerá uma nova resposta social e de saúde, a qual se integra na Rede Nacional de Cuidados Continuados de Saúde Mental – Residência de Apoio Máximo (RAMa) – destinada a implementar o processo de reabilitação e manutenção de competências de pessoas com doença mental grave. 

Esta resposta corrobora o espírito dinâmico e particularmente inovador de Os Melros, dado que esta nova estrutura residencial será a primeira a surgir não só a nível concelhio, mas também a nível distrital, sendo que no espaço coordenado pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC, IP) apenas existem duas RAMa’s em funcionamento, ambas no distrito de Coimbra. 

Esta construção será sem dúvida uma mais valia para colmatar uma enorme falha nos serviços de cuidados disponíveis para pessoas que, sem retaguarda, vivem com problemas crónicos de saúde mental, problema que nos nossos dias afeta uma franja considerável da população.

Apesar de ser financiada pelo PRR, a elegibilidade das despesas não é a 100%, o que representa um esforço financeiro significativo e acrescido, daí que todas as formas de angariação de fundos são consideradas e aproveitadas.

As Festas do Concelho foram uma oportunidade de obter capital e Os Melros, e todos quantos com toda a boa vontade auxiliaram, souberam fazê-lo com mestria.