Neste último mês, enquadrados no Eixo de Intervenção 1 – Emprego, Formação e Qualificação, verificámos o arranque/ continuação de vários cursos de formação modular certificada. Dois dos quais no âmbito da Produção Agrícola e Animal, nomeadamente a UFCD 6821 – Processo e Métodos de Produção Fitossanitária e de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, que decorreu até ao dia 20 de Maio na Junta de Freguesia de Pindo. E a UFCD 8188 – Poda e Sistemas de Condução da Videira – Intervenção em Verde, que decorrerá até ao dia 27 de Junho na Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo.

Também na área da Contabilidade e Fiscalidade terminou a 6 de Maio a UFCD 7853 – Ideias e Oportunidades de Negócio que decorreu na Junta de Freguesia da Ínsua;

Na área do Enquadramento na Organização decorreu até ao dia 19 de Maio a UFCD 5443 – Língua Inglesa – Relações Laborais (iniciação) nas instalações da escola sede do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo. Também dentro da mesma área e neste local iniciou-se a 26 de Maio a UFCD 5444 – Língua Inglesa – Relações Laborais (desenvolvimento) que terminará no dia 2 de Julho.

 

Integrado no Eixo de Intervenção 2 – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da Pobreza Infantil, assistimos à continuação da atividade Conversas com as Famílias+, que conta com a intervenção da psicóloga do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, onde de quinze em quinze dias são debatidos temas de interesse para os encarregados de educação das crianças do pré-escolar da Escola Básica Integrada da Ínsua.

A atividade Integrar+, com a qual se visa promover a integração social, motora, física e cognitiva de jovens/adultos portadores de deficiência, continuou a ser desenvolvida em sessões semanais com o auxílio de um Educador Social e de uma Fisioterapeuta.

 

No Eixo 3 – Capacitação da Comunidade e das Instituições, procedeu-se à elaboração do regulamento da Oficina Social+ – pequenas reparações no domicílio, aguardando por agora a aprovação da Câmara Municipal de Penalva do Castelo.

 

A equipa técnica do CLDS+ VALORIZAR Penalva do Castelo aceitou o convite para estar presente na III Feira de Desenvolvimento Local, aproveitando o evento, o CLDS+ lançou o desafio a alguns formandos que frequentaram algumas das ações promovidas pelo programa e que se dedicam ao artesanato, convidando-os a participar. O intuito foi o de estimular a atitude empreendedora, bem como possibilitar oportunidades de negócio. No espaço onde decorreu a feira, montou-se uma banca, com a identificação do CLDS+, onde os participantes expuseram os seus produtos. A equipa técnica divulgou o programa por meio da distribuição de flyers e expôs os trabalhos realizados pelos portadores de deficiência no âmbito da atividade Integrar +.