Dando prosseguimento ao Plano de Ação, concretamente ao previsto no Eixo de Intervenção 2, teve lugar no dia 30 de janeiro, pelas 14h, na sala de sessões da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, uma ação de informação / sensibilização designada por Conhecer para Prevenir, subordinada ao tema do sobre-endividamento familiar.
A incidência neste tema prendeu-se quer com os objetivos inerentes ao eixo em que se enquadrou a atividade, quer com a pertinência do tema, dado que o ciclo de fragilidade económica que se assiste no espaço europeu, nomeadamente em Portugal, é uma situação em voga e preocupante, dado que alterou o paradigma económico das famílias, inclusivamente o das famílias de classe média e até média alta, verificando-se um aumento do fenómeno de sobre-endividamento das mesmas pela acumulação de vários empréstimos contraídos para fazer face a determinados compromissos, despesas.
Para a realização da mesma, contou-se com a colaboração da DECO, tendo a sessão sido dinamizada pela Dra. Tânia Santana, jurista do Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO (delegação de Coimbra).
A oradora começou por fazer uma abordagem no que concerne à literacia financeira, referindo nomeadamente: a definição de orçamento, a necessidade de elaborar um orçamento familiar mensal, dicas sobre como poupar na alimentação, sem que deixe de ser equilibrada e saudável, nas compras de supermercado, na gestão dos consumos domésticos diários e na dos gastos com as telecomunicações, a importância da poupança. Posteriormente, expôs concretamente a questão do sobre-endividamento.
A sessão foi interativa, dado que os participantes foram respondendo às questões colocadas ou expuseram as suas dúvidas.
Inscreveram-se nesta ação vinte e cinco pessoas, embora destas tenham estado presentes vinte e uma.
No final, procedeu-se à avaliação de reação por meio de questionário, inferindo-se a partir do mesmo que a ação teve impacto muito positivo junto dos presentes. Distribuiu-se ainda um certificado de participação.